terça-feira, 31 de julho de 2018

CARTAGENA DAS ÍNDIAS.. ESCONDIDA ENTRE MURALHAS EM PLENO MAR DO CARIBE!



Confesso que quando recebi a notícia que iria para a Colômbia acabei ficando com um pouco de medo, e minha família também.. mas viagens a trabalho, não temos como escolher o destino, apenas o papel de cumprir nosso dever... masssss... eu estava totalmente equivocada!!! Colômbia, ou mais especificamente Cartagena das Índias (ou simplesmente Cartagena), é sim um ótimo destino, pois conta com muita história, paisagens e lugares incríveis, sem contar o povo hospitaleiro que trata tão bem ao turista.

Seja durante o dia ou noite, a cidade é muitoooo animada e agitada. As temperaturas são altas (muito quente e abafado – portanto, roupas leves em sua bagagem são bem vindas!), existem vários passeios a se fazer, pontos turísticos a visitar e comprinhas para gastar. À noite, a cidade fica toda iluminada com as luminárias retrôs e carruagens.. muito fofo e nos remete ao passado. 

Apesar de ter sido uma viagem de negócios, e de pouca duração, tive sim algum tempinho para conhecer um pouco da cidade, de sua história e gastronomia, e gostaria muito de transmitir tudo aqui para você! Não tive uma vivência muito turística, utilizando transporte público (dizem não ser aconselhável) e caminhando bastante, pois meu tempo era escasso, mas utilizei muito táxi para me levar aos principais pontos turísticos da cidade e posso garantir que valeu a pena, pois eles são como guias turísticos e com preços justos.

Sobre hospedagem, como fui em um evento internacional, fiquei hospedada no Hotel onde aconteceu esse evento, ou seja, no Hilton Cartagena.. com vista maravilhosa para o mar, praia privativa, várias piscinas, lojas e restaurantes dentro do hotel.. realmente um luxo! Amei! Mas a hospedagem em Cartagena vai depender muito do que procura por lá.. por exemplo, hotéis no bairro de Bocagrande são modernos, grandes e oferecem melhor custo x benefício, e são próximos de praia e algumas lojas de grifes. Já os hotéis da Cidade amuralhada fazem parte da antiga Cartagena, com vários pontos turísticos e restaurantes (onde você poderá fazer muita coisa caminhando) – na cidade amuralhada os bairros do Centro e San Diego possuem melhores localizações (É lá que está o Hotel Santa Clara – um dos melhores da cidade). Agora, se você preferir uma região mais contemporânea, sugiro o bairro de Bocagrande, que fica perto da praia e com fácil acesso ao Centro da cidade, sem preços muito abusivos (foi neste bairro que eu fiquei hospedada).

Quanto as praias... as urbanas têm águas claras e areia bem escura (um pouco diferente das demais praias caribenhas), mas para ver as praias de águas transparentes basta distanciar-se do centro, realizando os passeios de barco (no decorrer do post, explico um pouco mais sobre isso).  
Agora sobre a gastronomia, não deixe de experimentar o arroz com coco e um pescado!! Uma delícia!!! E este é o prato mais comum e típico dos colombianos da região. E para beber, sucos com sabores de frutas locais, como o corozo (limonada de coco).. uma ótima pedida, pois é bem refrescante! E apesar de não ser um prato típico, foi lá que comi o melhor Ceviche da minha vida (no restaurante do Hilton Hotel)!!

Cartagena não é um destino maravilhoso para compras, mas é claro que sempre quando se viaja, dá para comprarmos algo! Comigo não foi diferente, mesmo estando ocupada com trabalho, acabei tendo um tempinho para algumas comprinhas básicas. Bom, vamos lá.. existem lojas de marcas famosas que localizam-se no centro da Cidade Amuralhada e na Avenida San Martin, conhecida como Carretera 2 em Bocagrande, onde também é possível encontrar muitas lojas com produtos variados, souvenir, artesanatos, joias, etc. Outro local bastante conhecido para compras é Las Bóvedas, onde, em uma construção bem antiga, você encontrará diversas lojas (mas já aviso que os preços lá são bem carinhos, é melhor comprar pelas ruas da cidade amuralhada onde o preço é mais justo).

Uma dica só para ficar esperto(a)! Por ser um país com dificuldades econômicas e financeiras, existem muitos ambulantes pelas ruas, pontos turísticos e nas praias, que sempre abordam os turistas para comprarem seus produtos, ou utilizarem seus serviços (dentre eles, a massagem), então, paciência, e não dê muita atenção, pois eles são bem persistentes em suas vendas, e só vão deixar você em paz quando adquirir o produto (essa realmente é a parte mais chatinha de Cartagena, mas nada que a desabone).

Quanto à documentação necessária para visitar o destino, cabe informar que não é necessário dar entrada em visto, nem passaporte, basta levar sua RG com data de expedição menor que 10 anos e sem danificação. E uma exigência desde 2017 é a apresentação da carteira amarela informando ter sido vacinado por febre amarela (essa carteira amarela de vacinação você consegue nos aeroportos, basta levar o comprovante que tomou a vacina). Agora com a pandemia, é bom sempre verificar as novas regras do país antes de viajar. Hoje é necessário ter um teste RT-PCR para a covid-19 negativo, com 96 horas de antecedência ao voo, não sendo necessárias vacinas para entrar na Colômbia.

Descrevendo um pouco sobre essa cidade, que está escondida entre muralhas, mas localizada em pleno mar do Caribe. Cartagena encanta com sua beleza, e com apelos que não se limitam a descontração bem típica de uma cidade caribenha, mas pela possibilidade de também proporcionar atrativos que contam um pouco da história colonial da região. Cartagena é famosa por seu centro histórico fortificado, com 13km de muros de pedras construídos a partir do século XVI, casas coloniais onde encontram-se os mais variados bares e restaurantes típicos, além de hotéis e lojas.

A seguir descreverei sobre os principais pontos turísticos da região, ok? Espero que até o final deste post, você já esteja com vontade de realizar sua próxima viagem a Cartagena! Vamos lá!

Castelo de San Felipe de Barajas

Amei esse lugar!!.. Simplesmente lindo.. a vista de lá de cima então.. maravilhosa! Mas preparem-se porque a subidinha é puxada, e também o calor é bem forte (sugiro protetor solar , boné, tênis e roupas confortáveis), mas vale super a pena, porque o Castelo é incrível e é possível tirar fotos maravilhosas da baía.

Como fui sozinha, fiquei com receio de me aventurar pelos diversos túneis do castelo, pois eles são bem escuros... mas se você não é medrosa (o), como eu, ou se for com mais alguém, eu recomendaria esse passeio também.. kkkk... falam que é sensacional. Eu somente entrei em alguns.. e tirei fotos, mas não fiz todos!

O Castelo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar espanhola no Novo Mundo, sendo um dos maiores pontos de defesa do vice-reino de Nova Granada e foi muito importante em várias guerras. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados em Cartagena, tendo em sua entrada uma estátua do militar espanhol Blas de Lezo, que defendeu o castelo durante sua estada em Cartagena. Como Castillo de San Lázaro, foi iniciado a sua construção em 1536, na Colina de San Lázaro. Após sucessivas reformas para ampliação, em 1657, teve seu nome alterado para Castillo de San Felipe de Barajas.

A entrada ao Castelo é paga, e você pode comprar o ticket  no próprio local. Abre todos os dias das 8h as 18hs.

Endereço: Cra. 17, Cartagena, Bolívar, Colômbia.


Los Zapatos Viejos (Os sapatos velhos)

Logo em frente ao Castelo de San Felipe, encontra-se o monumento Sapatos Velhos (Los Zapatos Viejos), o qual é uma escultura gigante de um par de calçados velhos, criado pelo escultor Hector Lombana como uma referência ao poema popular, "Mi Ciudad Nativa", de um poeta local, e um dos escritores mais respeitados da América do Sul, Luis Carlos López.

Na última linha, López compara o amor e a sensação de conforto que sente em sua cidade natal de Cartagena ao que ele sente por um par de sapatos desgastados, mas confortáveis e familiar. E em uma placa em frente da famosa escultura, você pode ler o poema na íntegra.

Vale uma self nesse local!

Endereço: Cl. 31 #18B-55, Cartagena, Bolívar, Colômbia.


Convento de Santa Cruz de la Popa
O Convento é um outro ponto turístico que vale a pena uma visita (demorada).. É no alto de uns 148 metros sobre o nível do mar que fica o Convento de Santa Cruz de La Popa um dos pontos mais bonitos para se ter uma vista panorâmica da cidade.

Ele fica a aproximadamente 20 minutos de carro da Ciudad Amurallada (a área histórica de Cartagena). Eu fui lá de táxi, mas existem passeios e ônibus que levam até lá também A dica é vá a este ponto turístico logo cedo ou bem no fim da tarde, para que possa apreciar o local com calma. Demais horários, o convento costuma receber muitas pessoas por conta dos cruzeiros ancorados e esses tours com grupos grandes.

Fiquei admirada com a vista que se tem do Convento, realmente é um mirante com “M” maiúsculo! Você terá não somente a vista do mar, em um primeiro plano Bocagrande (área mais moderna com construções de luxo), e ao fundo o centro histórico.

Já o convento tem uma arquitetura fantástica, além de um pátio com estrutura espanhola e grandes colunas. Existem também uma igreja que é totalmente dedicada a Virgen de la Candeleria.

A entrada ao convento é paga, e compra-se o ticket no próprio local. O Convento fica aberto todos os dias das 8h30 às 17h30.

Endereço: Calle 37, Cartagena, Bolívar, Colômbia.



Cidade Amuralhada
Em 1533, Cartagena foi um importante porto comercial, que desde o início foi muito dirigido por piratas e estrangeiros e para evitar invasões, o rei Felipe II ordenou a construção de uma grande muralha em torno do que conhecemos hoje como a cidade murada de Cartagena.

Trata-se do centro histórico e o coração de Cartagena. Um lugar incrível para ficar andando pelas diversas ruas estreitas e aproveitar o dia e a noite, pois lá tudo remete você ao passado. É uma área com casas antigas, ruas coloridas, muitos restaurantes, bares e flores que encantam as varandas da cidade.

O lugar é seguro e bem policiado, portanto não tenha medo de andar por lá, mas como disse no início do post, tem a parte chata que são os ambulantes, então não dê muita atenção, porque senão vai ser difícil de se livrar deles (risos).

É dentro da cidade murada que existem outros pontos turísticos a se visitar, como Igreja de San Pedro Claver, a Plaza Simon Bolivar e o Museu do Ouro, a Catedral de Santa Catalina, a Torre do Relógio, a Gorda Gertrudis de Botero, as abóbadas, entre outras. Ahhh.. e se você está com seu namorado(a)/ esposa ou marido, não deixem de contratarem uma carruagem por fora da muralha.. deve ser incrível a sensação (não fiz porque estava sozinha, então não tinha graça né?).



Igreja de San Pedro Claver
Em San Pedro Claver você encontará uma igreja e um monastério construídos a partir do século XVII. O passeio pelo local é pago, contando com um museu de arte sacra e visita às suas dependências. Na visitação, você conhecerá a parte superior da construção, onde fica o órgão, e ter uma visão ainda melhor da igreja, que tem um pé direito bem alto. 


Endereço: Cra. 4 #01, Cartagena, Bolívar, Colômbia.




Catedral Metropolitana
É uma das igrejas mais importantes da cidade, datando sua primeira construção em 1575. A catedral é chamada de Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría.

É uma construção com detalhes e história muito interessantes! Apesar de ficar quase sempre fechada, estando aberta somente em missas ou através de visita guiada e paga, se conseguir entrar, não deixe de observar o altar com detalhes em ouro, as capelas, além das enormes colunas de sustentação. 

Endereço: Calle de los Santos de Piedra, Cra. 4, Cartagena, Bolívar, Colômbia




Igreja de Santo Domingo
Considerada uma das igrejas mais importantes e mais antigas de Cartagena (construção iniciada no final do século XVI), a Igreja de Santo Domingo abre apenas durante o horário das missas e é somente nesse período que você pode visitá-la (preste atenção no altar estilo barroco e a sua torre externa). 

Endereço: Plaza de Santo Domingo, Cartagena, Colômbia.




Plaza Simon Bolivar
A Plaza Bolivar não tem grandes atrativos, mas vale a visita para uma foto (mesmo porque, ela abriga pontos turísticos, e você, com certeza passará por ela). É uma praça pequena, bem cuidada, repleta de árvores, cercada e com alguns bancos. No centro da praça, um monumento do político e militar Simón Bolivar (montado em seu cavalo) - idealizador e indispensável liderança na independência da América.




Monumento La Gorda Gertrudis
Criado por Fernando Bottero, a escultura La Gorda Gertrudis é bem charmosa e procurada pelos turistas. Ela está localizada na Praça Santo Domingo na cidade amuralhada. Super indico uma passada por ela e uma foto.. isso sem contar no que diz a lenda.. que passando a mão em suas nádegas terá muita sorte e nos seios ficará sempre com seu parceiro (a). 

Endereço: Plaza de Santo Domingo.




Museu Naval do Caribe
Através de uma mistura sentimentos, diversão e conhecimento, o museu oferece uma experiência de mais de 500 anos no mar da Colômbia.

O museu tem vídeo-guias em Espanhol, Inglês, Português e Alemão, que complementam a experiência do visitante; também tem passeios especiais para crianças e grupos escolares; e uma interessante temas da agenda cultural especializado em história naval.

A entrada é paga. Atendem todos os dias das 9h às 17hs.


Endereço: Centro, Calle San Juan de Dios No. 3-62


Palácio da Inquisição ou Museu Histórico de Cartagena das Índias
É no Palácio da Inquisição que se encontram exposições a respeito da história de Cartagena e da inquisição. A cidade foi sede do Tribunal do Santo Ofício, responsável pela condenação e tortura de pessoas que cometiam alguma atividade contrária, na época da inquisição.

No térreo do palácio encontram-se instrumentos de tortura utilizados na inquisição, devido à história, é um local interessante, mas bastante forte, e confesso que com baixo astral. Nos andares superiores observam-se painéis, quadros e objetos da época da colonização.

A entrada é paga. Atendimento de 2ªf a sábado das 9h às 18hs e domingo das 10h às 16hs.

Endereço: 46, Plaza de Bolivar, Cra. 3 #33, Bolívar, Colômbia.




Museu do Ouro Zenú
O Museu do Ouro Zenú foi inaugurado pelo Bando da República em 1982, exibindo joias de putro e outras peças pré-colombianas encontradas nos estados de Córdoba, Bolívar, Sucre e Antioquia.

Você consegue ver todo o museu até no máximo uma hora, porque ele não é tão grande em comparação ao de Bogotá. Mas mesmo ele não sendo grande, vale a visita, além de ficar localizado dentro da cidade murada, em uma área muito bem preservada e próximo a outros pontos turísticos como o Palácio da Inquisição, Museu da Esmeralda e o Museu Naval do Caribe.

A entrada é gratuita. Atendimento de 2ªf a sábado das 9h às 17h e domingo das 10h às 17h.

Endereço: Cra. 4 #3326, Cartagena, Bolívar, Colômbia.




Museu da Esmeralda
As esmeraldas colombianas são consideradas uma das mais puras do mundo e são exportadas para diversos países. No museu da Esmeralda você encontrará uma coleção única de pedras que vieram das montanhas da Colômbia, além de peças talhadas por artistas locais. A coleção levou mais de 35 anos para ser reunida.

A entrada é paga. Atendimento de 3ªf à sábado das 10h às 16hs.

Endereço: Distrito Turístico Y Cultural, Calle San Pedro Claver ##31-18, Cartagena, Bolívar, Colômbia.




Museu do Chocolate
O Museu Del Cacao (Choco Museo) é na verdade uma loja que opera com chocolates e café e que possui um pequeno museu em sua dependência. É possível participar de uma oficina de chocolate, aprender sobre seu preparo e história. Além disso é possível realizar uma degustação com os mais variados tipos de chocolates.

A entrada é gratuita. Atendem todos os dias das 9h às 22hs.

Endereço: Cra. 8 #39-36, Cartagena, Bolívar, Colômbia.




La Presentacion Casa Museo de Arte y Cultura
É um espaço voltado para arte e cultura colombiana. Ele está localizado no centro histórico de Cartagena e a entrada é gratuita. No espaço existem exposições de arte, normalmente de artistas locais ou estudantes da escola. Dentro dele você ainda pode desfrutar de uma cafeteria bem charmosa.

Endereço: 85, Cl. 38 #5, Cartagena, Bolívar, Colômbia.



Teatro Heredia Adolfo Mejía
Inaugurado oficialmente como Teatro Municipal, em 1911, a construção celebrou o primeiro centenário da Independência de Cartagena. Em 1933 o nome foi alterado para Teatro Heredia, em comemoração aos 400 anos da cidade. Hoje o Teatro Heredia permanece conservado e é aberto para visitação. Existe um passeio guiado pelo teatro, com duração aproximada de 40 minutos, onde você poderá observar detalhes da arquitetura e conhecer mais sobre sua história.

A visita guiada é paga e realizada de 2ª à 6ªf das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Endereço: Cr 4 # De La Merced 3638 Carrera 10 Centro, Cartagena, Bolívar, Colômbia.




Torre do Relógio
Considerado um dos símbolos da cidade, a Torre do Relógio foi a entrada principal da cidade amuralhada. Com uma estrutura imponente e linda.. chama muito a atenção. Hoje ela funciona como um portal que divide os dois bairros da cidade, sendo possível transitar debaixo da torre. A noite a torre recebe uma iluminação especial.

Endereço: Boca del Puente, Cartagena, Bolívar, Colômbia.




Pier Los Pegasos
O bairro de Getsemani é um lugar que na época colonial foi um bairro popular e separado do centro de Cartagena pela muralha. O Muelle de los Pegasos (píer) está situado ao lado do Centro de Convenções e da Rua dos Mártires. A vista é espetacular com a torre do Relógio. 

É neste local que saem excursões e viagens para a famosa Ilha do Rosário e também é possível ver dois “navios piratas” atracados. Vale a visita!

Endereço: Cl. 32 #821, Cartagena, Bolívar, Colômbia.





Praias de Cartagena

As praias mais próximas do centro urbano de Cartagena, como Bocagrande e El Laguito, têm águas boas, mas são sempre bem procuradas e lotadas, atrapalhando a tranquilidade. Caso queira curtir uma praia mais vazia, aconselho a praia La Boquilla.





Agora se quiser ver as águas clarinhas, não deixe de fazer o passeio de barco que leva ao Arquipélago de Rosário e a San Bernardo (existem várias agências que oferecem esses passeios, basta consultar antes de ir ou lá mesmo no seu hotel) ou à Playa Blanca (mas cuidado com os ambulantes nesta praia.. sinceramente, não aceite nenhum serviço ou pegue o produto deles na mão, porque eles são insistentes na venda).








sábado, 14 de julho de 2018

PUNTA DEL ESTE O BALNEÁRIO MAIS FAMOSO DO URUGUAI!



Punta Del Este é o balneário mais famoso do Uruguai.. e não é por menos, um dos lugares com paisagens mais belas deste país, onde é possível contemplar a junção do mar  (oceano atlântico) com o Rio de La Plata, ver leões marinhos tomando sol bem de pertinho, além conhecer lugares que apresentam diversas curiosidades, agitação e muito luxo.

Uma dica importante sobre Punta é saber quando ir. Geralmente o balneário é muito vazio, pois apesar de um ambiente propenso para o sol reinar, na verdade é o frio que permanece por muito tempo lá, portanto, aconselho ir entre metade de novembro até meados de fevereiro (onde verá agitação, baladas até às 4hs da manhã, gente bonita e muito calor), pois a partir de março, o tempo fica realmente frio (ruas e lugares vazios e com muitos estabelecimentos fechados).

Estive em Punta Del Este por duas vezes, sendo a primeira em pleno verão, em Dezembro (temperaturas altíssimas e o melhor.. com o sol se pondo somente as 22h), e em Novembro (temperatura média de 24ªC, mas muito agradável). Em ambos períodos consegui me divertir muito dentro das condições climáticas e agitação do lugar.

Nas duas ocasiões, como não ficaria no balneário por muitos dias, acabei não alugando carro e preferi contratar serviços turísticos, como o city tour, para conhecer pontos turísticos mais distantes (esses passeios podem ser comprados aqui mesmo no Brasil através de uma agência, ou senão, por agências indicadas nos hotéis que ficará hospedado). Como fiquei próxima a orla, por duas vezes, sendo a primeira vez no Conrad (um resort super luxuoso e famoso por seu cassino, que é um dos pontos turísticos da cidade), e na segunda vez, em um outro hotel mais simples, porém muito aconchegante e bem localizado chamado 2122 Art Design (ótima opção, com cozinha, quarto e banheiro, além de uma piscina aquecida maravilhosa e super bem localizado) não senti a necessidade da locação de um veículo.

Então, se optar por não alugar um carro, o importante é ficar bem localizado (próximo à orla ou ao centro), onde você possa fazer os passeios caminhando e deixar os mais distantes para utilização de taxi ou outros serviços (porque é caro!). Agora, se alugar um carro, poderá ter a comodidade de ir e vir quando quiser, isso sem contar em poder conhecer com mais calma lugares mais distantes do centro.

Sobre restaurantes, no Uruguai, a alimentação não é tão barata, e em Punta não é tão diferente, ou melhor, é mais cara. Sugiro restaurantes localizados no centro do Balneário, ou se ficar hospedado em hotéis ou flats com cozinha, uma opção é comprar comidas já prontas em supermercados (eu fiz muito isso quando fiquei hospedada no 2122 Art Design, comprava as comidas já prontas e frescas no supermercado Tienda Inglesa – maravilhoso – que fica dentro do Punta Shopping).

Mas o que conhecer em Punta del Este? É isso que descreverei nos tópicos a seguir. Espero que goste das dicas, e que ajude em sua viagem! Então.. vamos lá!

Monumento Al Ahogado (La Mano)

Um dos locais mais clássicos e famosos de Punta del Este é a escultura da mão (La Mano),que chama-se Monumento aos Afogados (Monumento al Ahogado). Esse monumento está localizado bem nas areias da Praia Brava (que fica no centro de Punta e em frente a rodoviária) e trata-se de uma mão que sai da areia criada pelo artista chileno Mario Irrazábal em 1982 e foi criado para alertar os visitantes sobre o perigo de afogamento nas águas fortes de Punta de Este. Ele estava participando de um concurso realizado naquele ano de obras artísticas para decorar a cidade. Das obras daquele concurso, apenas a escultura da mão permanece até hoje.



Porto (Puerto Nuestra Señora de la Candelaria)

Localizado no final da Praia Mansa, o Puerto Nuestra Señora de la Candelaria é uma das regiões mais agitadas de Punta, pois abriga vários bares e restaurantes que ficam lotados em época de temporada (verão). Excelente lugar para sentar, tomar uma bebida e comer frutos do mar. Foi nesse local também que vi, pela primeira vez em minha vida, leões marinhos bem de pertinho!! Simplesmente fantástico!!


Ponte Ondulada

É muito divertido passar pela Ponte Ondulada (de carro ou ônibus.. dá até um friozinho na barriga, e faz parte do city tour – caso você contrate esse serviço). A ponte liga Punta Del Este a La Barra e possui três ondulações. Ela foi construída por Leonel Vieira em 1965.



Casapueblo

Antiga casa de verão do artista plástico uruguaio, Carlos Vilaró, você não pode perder o por do sol nesse local! Esse será, com certeza, um dos passeios mais tocantes e lindos de Punta Del Este. A casa lembra muito uma construção grega e dentro dela além de restaurante, possui museu, loja, galeria de arte e um hotel. Minha dica é fazer esse passeio quase próximo ao por do sol  (se você fizer o city tour, a última atração a ser visitada será esse local, e neste horário), digo isso porque colocam um áudio de um poema escrito e narrado pelo Vilará no qual celebra o final de mais um dia. Simplesmente lindo e emocionando, porque o poema termina assim que o sol se põe.
Casapueblo está localizada em Punta Ballena. A entrada é paga.

Endereço: Mar Mediterraneo, 20003 Punta Ballena, Departamento de Maldonado, Uruguai.




Conrad

Conrad é um hotel 5 estrelas, localizado a beira da Playa Mansa. Você não precisa estar hospedado no Hotel Conrad para fazer uma visitinha a ele. Vale muito a pena dar uma passadinha por lá e conferir o cassino, seus restaurantes e também dar uma espiada nas lojas que existem dentro dele. Não é necessário pagar nada para entrar e nem precisa jogar, vale pela experiência de conhecer um dos hotéis mais famosos da América do Sul.

Endereço: Rambla C. Williman Parada 4 Playa Mansa, 20100 Punta del Este, Uruguai.


Museu Ralli

Esse museu reúne obras e esculturas de artistas famosos e também de desconhecidos da América Latina, sendo o de Punta del Este um dos 5 espalhados pelo mundo. O museu conta com esculturas do famoso artista Salvador Dali.

A entrada é gratuita, mas é importante informar que não se trata de um museu didático. Não existem explicações ou indicação de nomes das obras e eles não oferecem uma visita guiada.

Horários:  Janeiro e Fevereiro (terça a domingo das 17h às 21h), Março e Semana Santa (terça a domingo das 14h às 18h), Abril e Maio (sábados e domingos das 14h às 18h), Outubro, Novembro e Dezembro (sábados e domingos das 14h às 18h).

Mais informações acesse: www.museoralli.com.uy

Endereço: Los Arrayanes, 20100 Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai




Museu Azotea de Ahedo

O Museu Azotea de Ahedo é uma casa de veraneio do ex presidente uruguaio Eduardo Victor Haedo que foi fundada no fim dos anos 50 e recebeu pessoas importantes como Che Guevara, Pablo Neruda e Juan Domingo Perón. No museu encontram-se os objetos e móveis daquela época e as pinturas do artista. No verão, acontecem exposições, concertos e apresentações artísticas.

A entrada para o museu é gratuita. Abre de 3ªf à sábado das 10h30 às 17h.


Parque das Esculturas

O Parque das Esculturas (Parque de Las Esculturas) está localizado na Fundación Pablo Atchugarry, obra do Pablo Atchugarry que foi inaugurada em 2007. O objetivo de sua criação foi de apresentar as artes plásticas, literatura e música e é composta pelo ateliê do escultor, salas de exposição, auditório, restaurante, sala de aulas de artes e a exposição permanente de obras do artista. As esculturas são expostas no jardim, ao ar livre.

A entrada é gratuita e abre de 3ªf. à domingo das 10h às 18h.

Para mais informações acesse: www.fundacionpabloatchugarry.org

Endereço: Ruta 104 - Km. 4. 5 | El Chorro, Punta del Este 20003, Uruguai




Igreja de Nossa Senhora da Candelária

A pequena Igreja Nossa Senhora da Candelária, fica a frente do Farol, e é um dos pontos de parada num tour pela cidade. Vale a pena conhecê-la para contemplação, pois Nossa Senhora da Candelária é a padroeira do balneário. A fachada em azul claro cria um impacto impressionante em relação ao terreno ensolarado e ao céu azul da cidade. Decorando o interior da igreja, há obras de arte sacra, ícones e um piso de mosaico.

Endereço: Praça Nossa Sra. da Candelária, 1 - Vila Maria Baixo, São Paulo - SP, 02122-050.

Farol de Punta del Este

O Farol de Punta del Este é uma das construções mais antigas da região. Ele fica em uma península que marca a confluência do Oceano Atlântico e do Rio da Prata.

A região do Farol de Punta del Este é uma das paradas de quem conhece os principais pontos da cidade e faz parte dos passeios de City Tour programados. Trata-se de uma área de ruas tranquilas, casas simpáticas e pouco comércio. Assim como a igreja que fica à sua frente, é um lugar onde as pessoas gostam de contemplar, tirar fotos e registrar o momento (o lugar é bem gostosinho! Recomendo!).

O farol permite a entrada de visitantes apenas no Día del Patrimonio, uma celebração anual do legado uruguaio. O festival acontece em dois dias em outubro. Peça mais detalhes nos centros de informação turística.

Endereço: 2 de Febrero, 20100 Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai.


Plazoleta Grã-Bretanha

É um lugar incrível onde ocorre o fenômeno do Oceano Atlântico encontrar com o Rio de La Plata. Lá também existem as famosas esculturas das sereias. (Caso faça city tour, esse é um dos pontos que o passeio parará para fazerem boas fotos). Se estiver com carro e disponibilidade, aconselho contemplar o pôr do sol neste local, que é uma das mais belas paisagens ao sul da América.



Hotel L’auberge

Um dos hotéis mais luxuosos e famoso por sua arquitetura e sua torre (que parece o da Rapunzel.. amei!!) . Além de se hospedar no hotel, é possível fazer um lanche! Todo final de tarde é servido um chá com waffles maravilhoso! Ideal para relaxar, curtir a paisagem e se dar o luxo de comer um dos pratos mais tradicionais de Punta Del Este.(O City Tour somente passa na frente do hotel, então se estiver de carro, seria interessante ir e dar uma entradinha para o chá da tarde).

Endereço: Carnoustie Y, Del Agua, 20100 Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai.


Beverly Hills

Quer passar um pouco de inveja e conhecer o bairro com várias casas bonitas, sem muro, com jardins a mostra, e muitas delas sendo de famosos? Então não deixem de visitar o bairro de Beverly Hills. Além de observar as casas da região, vale a pena também conhecer o Museu Ralli (já descrito aqui no post). O City tour passa por esse bairro também, e o guia mostra algumas das casas de famosos na região.



Fazenda Lapataia

O doce de leite é muito famoso no Uruguai, e é em Punta que está localizada a Fazenda Lapataia, uma das marcas mais famosas do país que vendem esse produto. A Fazenda funciona apenas na temporada de verão, sendo muito recomendada para quem vai com crianças, pois é possível ter contato com os animais e ver de perto todo o processo de produção do doce de leite. Como a Fazenda fica a caminho da Casapueblo, sugiro tentar unir os dois passeios (antes de ir, somente verifique se ela está aberta ao público - mesmo no verão).

Mais informações acesse: http://www.lapataiapuntadeleste.com.uy/

Endereço: Parada 45 mansa, 20003 Departamento de Maldonado, Uruguai.




Laguna Del Sauce

Este grande espelho de água (mais de cinco mil hectares) é um dos lugares preferidos pelos turistas para a prática de esportes náuticos e as atividades de ecoturismo. Trata-se da reserva de água doce mais importante de Maldonado, rodeada de árvores e praias onde reina a tranquilidade. Junto ao Club del Lago há um passeio pedestre com baixada direta à praia “de la Laguna”. Para chegar até o lugar é preciso ir pelo caminho que nasce no km 116,5 da Rodovia Interbalnearia. Do alto de Las Cumbres (acessível pelo trevo na Interbalnearia e Rodovia 12) se obtém a melhor vista da lagoa.


Rambla General José Artigas

A Rambla General José Artigas é a avenida beira-mar que passa por toda a península, margeando tanto a orla do Rio da Prata quanto a do Oceano Atlântico. Caminhar por ela é bem seguro e muito gostoso a qualquer hora do dia. É muito comum estar cheio de pessoas na Rambla, especialmente na região do Porto, onde o espaço para caminhadas é maior, a paisagem é maravilhosa. Sugiro também reservar um dia para assistir ao pôr do sol no lado voltado para o rio - o visual é lindo demais!




Praias de Punta Del Este
·        

  •  Playa Brava

A Praia é banhada pelo oceano, com ondas fortes e a preferida dos surfistas. As águas são geladas na maior parte do ano, mas no verão suas temperaturas ficam mais agradáveis. Como a orla é grande, nomes e números ajudam a identificar cada trecho da praia, que chega a ter mais de 40 paradas. O ponto mais famoso da orla é a Parada 1, onde está o Monumento ao Afogado (já descrito nesse post). Nas áreas onde o movimento de pessoas é maior, há gente alugando guarda-sóis e cadeiras de praia, ou lounges que oferecem toda a estrutura necessária. 





  • Playa Mansa

A Praia é banhada pelo Rio da Prata, onde as ondas são fracas e a coloração da água, mais escura. Há diversas paradas - algumas recebem nomes especiais, outras são identificadas apenas com uma numeração. As paradas em que há maior movimento de pessoas durante o verão são aqueles que ficam perto da península, como as paradas 1, 2 e 3, conhecidas também por La Pastora, e as paradas 5 e 7.  É no lado da Praia Mansa, também, que o sol se põe e muitas pessoas observam ao belo espetáculo.



  • Playa de La Barra

A Praia está localizada na região de mesmo nome e é visitada especialmente por pessoas que passam férias nesse balneário e preferem ir a uma praia próxima, sem precisar de carro. É uma praia indicada para famílias com crianças. 



  • Playa Elmir

É uma Praia pequena e fica próxima a muitos hotéis e apartamentos de veraneio, por isso é a escolha preferida de pessoas que estão se hospedando na região e não querem gastar muito tempo no deslocamento. 





  • Playa Los Ingleses

A praia por ser pequena e ficar numa área residencial, é indicada para quem não faz questão de muita infraestrutura e pretende apenas pegar um sol, curtindo a tranquilidade e a vista para o mar. O trecho de areia é curto; nas laterais da praia há muitas pedras, onde às vezes a água fica parada e imprópria para banho. 




  • Playa Montoya

A Praia localizada em La Barra é muito visitada pelo público jovem, mas também é escolha de muitas famílias com crianças. As ondas dessa região são altas e quem gosta de esportes no mar pode aproveitar essa facilidade, pois até campeonatos de surf acontecem nesta praia. 





  •   Playa Bikini

Com festas ao pôr do sol, entretenimento com DJ, shows de moda e ótimas ondas, esta animada praia atrai surfistas e uma multidão de belos jovens bronzeados. A Playa Bikini é uma atração do verão uruguaio, um lugar que mistura paisagem natural com pessoas bonitas. 


Ilhas de Punta Del Este
·        

  •  Ilha de Lobos

A quase 10km da costa de Punta del Este, Ilha de Lobos é um dos passeios mais procurados por turistas. Na ilha você se deparará com centenas de animais fazendo barulho, tomando sol nas pedras ou se banhando no mar. Ver os leões-marinhos e lobos que vivem na região é uma cena imperdível, que com certeza faz valer o trajeto de lancha. Além dos animais, existe um farol, considerado um dos mais altos da América o Sul. É possível também fazer um mergulho no mar. Para ir a ilha, existem passeios programados, basta se informar na sua Agência de turismo no Brasil, ou lá mesmo em Punta Del Este (próximo aos portos).



  •  Ilha Gorriti

 Ilha Gorriti, próxima de Punta del Este tem como ponto forte as praias bonitas, vegetação rica e uma bela vista para a Praia Mansa. Muitas famílias aproveitam para passar todo o dia na ilha, curtindo o sol e as praias, e retornando apenas no final do dia. Os barcos para Gorriti saem do Porto da Candelária em diversos horários diários.




Compras em Punta Del Este


  •      Ruta 10

A Ruta 10 é a principal via em La Barra. Nela estão os principais bares, restaurantes e lojas da cidade, assim como os ateliês, que marcam presença forte em vários pontos de sua extensão. Para quem se hospeda em La Barra ou pretende fazer algumas compras, passar pela Ruta 10 é uma boa sugestão. Quadros, esculturas, móveis, artigos de decoração e roupas são alguns dos objetos que você poderá encontrar nas lojas da região. 

Endereço: Ruta 10, La Barra 


  •           Calle 20 – Rua 20

A Calle 20 (Rua 20) ou Remanso, é uma das ruas de Punta del Este que abriga lojas famosas e marcas conhecidas ao redor do mundo. É um local interessante para visitar se você gosta de compras e pretende voltar para casa com boas aquisições



  • Avenida Gorlero

Avenida Gorlero é a principal avenida da cidade e corta a península bem no meio.  Movimentada e cheia de lojas é possível encontrar restaurantes, fast food, bancos, casas de câmbio, lojas de roupas e também de tranqueiras e de souvenirs. Adorei andar por lá!





  • Punta Shopping

O Shopping conta com diversas lojas do comércio regional e internacional. Os preços não são tão atrativos em relação aos valores praticados no Brasil, mas em épocas de promoção é possível encontrar boas ofertas. O destaque desse shopping fica por conta da Tienda Inglesa, que funciona como um hipermercado e oferece diversos tipos de produtos. Vale a pena visitá-la para comprar alimentos produzidos no Uruguai.

Mais informações acessem: http://www.puntashopping.com.uy/

Endereço: Av. Roosevelt e Parada 7 da Praia Mansa, Punta del Este




Esta praça é a mais famosa de Punta del Este. Aí funciona, desde 1967, uma feira artesanal, que conta com mais de 200 stands, onde se podem adquirir os artesanatos locais. Também há espaço para artistas plásticos e pintores. Em época de temporada, à noite pode-se ver shows de malabares e outros artistas de rua.

Horários: Todos os dias das 17h às 2h. Sábados e domingos das 10h às 17h. No inverno, os horários são reduzidos.



Restaurante e balada famosa
·        


O espaço é disputado entre aqueles que estão em La Barra, não apenas pelos bons pratos do cardápio como também pelo belo visual que se tem para o mar. É um lugar para almoçar, fazer um lanche ou tomar um chá no final da tarde. Seu cardápio é pequeno, mas tem ótimas opções de pratos. O Flo é um dos restaurantes mais descolados da região e garante bom atendimento e preço razoável para os clientes. 

Endereço: Punta del este ruta 10 km 161, 20001 La Barra, Departamento de Maldonado, Uruguai



  • Moby Dick Pub

A noite de Punta del Este oferece várias opções; entre elas está o Moby Dick, um pub na Rambla do Porto. O lugar tem um ambiente indicado para uma noite descontraída, regada a petiscos e bebidas. Quem chega cedo encontra apenas um bar tranquilo, mas quem o conhece depois das 2h pode notar como o ambiente muda - há DJ tocando, música ao vivo e pessoas de várias cidades diferentes. Esse lugar fica aberto o ano inteiro - mesmo no inverno, quando o turismo em Punta del Este é mais fraco.