quinta-feira, 28 de junho de 2018

BUENOS AIRES.. capital dos nossos vizinhos, Los Hermanos!



Buenos Aires é um destino que atrai muitos brasileiros de todas as idades. Uma boa opção para quem quer ter a experiência em fazer uma viagem internacional, além da facilidade no idioma, pelo tempo de viagem (vôo com duração de aprox. 3 horas), pelos preços atrativos e pela quantidade de atividades e atrações para se ver e fazer por lá!

Estive em Buenos Aires por duas vezes, e me surpreendi com toda organização, limpeza, atrações, cultura, gastronomia, compras, enfim.. nossos vizinhos sabem muito bem como atrair os turistas e prender nossa atenção.

Sobre locais para se hospedar, o interessante é ficar na região próxima ao Obelisco, eu fiquei no Vista Sol e amei o hotel e sua localização. Essa região é bem central, e fica muito próximo dos principais pontos turísticos da cidade (incluindo a famosa Calle Florida e galeria Pacífico), o que facilita muito caminhar e conhecer cada cantinho.  Mas se preferirem, e quiserem explorar algumas regiões mais distantes é possível comprar um ticket de um dia daqueles ônibus circulares de turismo, com dois andares, e conhecerem vários pontos da cidade (o ticket tem duração de 24 horas, então a dica é comprar uma passagem logo após o almoço, porque assim você o utiliza até o almoço do dia seguinte). Outro meio de transporte que não é abusivo em Buenos Aires, são os táxis. A única recomendação é sempre pagar com notas baixas, ou dinheiro certo, para que não receba notas falsas como troco.

Caso se sinta mais confortável, também é interessante fechar um City tour logo no segundo dia que você chegar na cidade. O City Tour te levará para os principais pontos da cidade, e você terá uma noção de onde ficam as atrações para depois retornar com mais calma.

A seguir, descreverei os principais pontos turísticos da cidade, com dicas, localizações e curiosidades. Espero que ajude bastante!

Plaza de Mayo
Na Plaza de Mayo você terá cinco pontos turísticos da cidade, que são: a Casa Rosada (sede do governo da Argentina), o Museu Bicentenário, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o Museu Histórico Nacional de Cabildo e da Revolução de Maio e o Museu da Administração Federal de Buenos Aires. É também nessa praça que os argentinos a utilizam como palco de protestos e revoluções, e também um local cheio de atratividades, então vale a pena gastar um tempo nessa região.

Endereço: Av. Hipólito Yrigoyen s/n, 1087 CABA, Argentina.



Casa Rosada
A Casa Rosada é sede do poder executivo, onde exerce as suas funções o Presidente da República. É um dos edifícios mais visitados em Buenos Aires, considerado um dos principais cartões postais da cidade e declarada um patrimônio histórico nacional.

É possível realizar uma visita guiada na Casa Rosada, mas para isso, é preciso pedir permissão, com pelo menos 15 dias de antecedência, e a entrada é gratuita. Nessa visita é possível  conhecer a história e arquitetura, incluindo a visita aos principais setores da Casa do Governo, como o Salão de Patriotas Latinoamericanos, Pátio das Palmeiras, Salão das Mulheres Argentinas, Varanda com vista a Plaza de Mayo, Escritório Presidencial, dentre outros. A duração da visita é de 60 minutos.

As visitas são sempre aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18hs. O site para agendamento é: https://visitas.casarosada.gob.ar
Endereço: Balcarce 50 (Plaza de Mayo), Buenos Aires.


Museu Bicentenário
É um museu novo, inaugurado em 2010, que contempla festejos pelos 200 anos da Revolução de Maio. Ele está localizado na área restaurada do complexo da Casa Rosada. Um dos acervos mais procurados no museu é o vestido de casamento de Evita Perón e um mural do artista mexicano David Alfaro.

O museu possui entrada gratuita e abre para visitação de quarta a domingo das 10h às 18hs.
Endereço: Avenida Passeo Colon, 100 – Monserrat – Buenos Aires.


Catedral Metropolitana de Buenos Aires
A Catedral é a igreja matriz da cidade de Buenos Aires e também considerada como patrimônio histórico nacional. Ela faz parte do centro histórico da cidade e vale muito a pena uma visita, por conta de sua história e sua linda arquitetura (tanto interna quanto externa). O estilo arquitetônico é neoclássico com frontão triangular e grandes colunas. Ao lado da igreja é a sede da Arquidiocese de Buenos Aires.

Endereço: Avenida Rivadavia e Rua San Martin. Plaza de Mayo, Centro de Buenos Aires.



Museu Histórico Nacional de Cabildo e da Revolução de Maio
No museu é possível ver objetos da Revolução de Maio da Argentina (em 1810), explorar as barracas de um mercado de artesãos e admirar a arquitetura colonial deste importante edifício, a primeira câmara municipal de Buenos Aires (um dos edifícios mais importantes de Buenos Aires).

A varanda principal do Cabildo é aberta ao público e é possível desfrutar de vistas surpreendentes da Plaza de Mayo, e dos gabinetes do governo da Casa Rosada. No local, você poderá admirar exibições de pintura e móveis, documentos oficiais, além de roupas e joias do período entre os séculos XVII e XX. No pátio do edifício, pés de jacarandá oferecem sombra e maravilhosas flores em tons de violeta durante a primavera. Não deixe de ver o poço de água ornamental, que data de 1835. Olhe através dos pontos de observação para ver as passagens subterrâneas, construídas pelos jesuítas. Se visitarem o pátio às quintas ou sextas-feiras é possível explorar o mercado de arte e artesanato, além disso, o mercado é regularmente o palco de eventos de música gratuito e abre todos os dias.

O Cabildo e o museu estão abertos de quarta a domingo e durante os principais feriados públicos da cidade. A entrada é gratuita.
Endereço: Bolívar, 65.



Museu da Administração Federal de Buenos Aires
É um organismo que regula as obrigações e os direitos dos contribuintes. No seu interior se encontra a biblioteca da Academia Nacional da História. 

Obelisco
Obelisco é um monumento histórico de Buenos Aires, sendo um dos pontos turísticos mais associáveis à cidade. Adoro utilizá-lo como ponto de referência quando estou caminhando pela região. O Obelisco foi erguido 1936 na Praça da República em comemoração ao quarto centenário da cidade, no cruzamento entre as avenidas 9 de Júlio e Corrientes, no centro da cidade, onde foi içada pela primeira vez a bandeira nacional.


Caminito
Já viram fotos de uma rua com casas coloridas em fotos? Então.. trata-se do Caminito. Localizada no bairro La Boca, Caminito é um tradicional e emblemático trajeto de uma rua, que segue o que uma vez foi um trecho de ferrovia. Após a iniciativa e esforço da vizinhança, entre eles o pintor Benito Quinquela Martín, transformaram o local em um museu a céu aberto, de grande valor cultural e turístico, com as tradicionais casas pintadas.


La Bombonera
Como gosto de futebol, La Bombonera foi um dos locais que gostei de visitar em Buenos Aires, ainda mais que vi a réplica da Taça da Libertadores, onde meu tricolor paulista é tri-campeão. Localizado no bairro La Boca, o estádio Alberto J. Armando, mais conhecido como La Bombonera, é o estádio da equipe Club Atlético Boca Júniors. Inaugurado em 1940, hoje com capacidade para 49 mil torcedores, destaca-se pelo formato alto e semelhante a uma caixa de bombom, e pela proximidade da torcida com o campo. Dentro também funciona um museu com visitas diárias de 10h às 18h, oferecendo a oportunidade de conhecer a história de mais de 100 anos da equipe Boca Juniors, recorrendo por salas de troféus, exibições multimídia, fotos e muito mais.

Aconselho a ir nesse local com City Tour, ou guia, pois a região é perigosa em assaltos (pelo menos foi a recomendação de locais).

Acessem o link e verifiquem os tipos de visitação que o estádio oferece e seus respectivos valores atualizados: http://www.museoboquense.com/informacion-general.php
Endereço: Brandsen 805 – La Boca.


Monumento da Mafalda
Um dos personagens de histórias em quadrinhos mais famosos da Argentina, desenhada por Quino, a Mafalda ganha as lojas e artesanatos com produtos da personagem. Além disso, ela ganha destaque em um monumento.

O Monumento da Maflada é uma simpática estátua localizada no cruzamento entre as ruas Defensa e Chile, em San Telmo, logo à frente do prédio onde viveu o seu criador, o monumento atraí diariamente diversos turistas para tirar uma foto com a pequena personagem sentada em um banco de praça.


Café Tortoni
Dada a paixão dos portenhos por cafés, não é de se espantar que uma cafeteria tenha se tornado um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. E, motivos para o Café Tortoni ter caído no gosto dos viajantes não faltam: este é um dos cafés mais antigos da cidade, está localizado perto da Casa Rosada e de muitas outras atrações, conhecer o ambiente e a decoração por si só já vale a visita e, além de tudo isso, até show de tango é possível assistir por lá.

Endereço: Av. de Mayo 825, 1084 CABA, Argentina
Horário: 2ªf à sábado das 8h as 1h e domingo das 9h às 1h.



Teatro Cólon
O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. O atual Colón substituiu o teatro original, inaugurado em 1857.
A melhor maneira de visitar o teatro é assistindo uma apresentação. Você pode comprar ingressos no próprio site do teatro sendo as mais baratas aproximadamente 45 pesos  até 1.000 pesos. Caso não tenha apresentações em sua estada na cidade, é possível fazer uma visita guiada que é realizada todos os dias a cada 15 minutos.

A entrada para as visitas é realizada pela Tucumán, 1171, entre Cerrito e Libertad. As visitas se realizam todos os dias, entre 9h e 17h, com saídas a cada 15 minutos. A duração é de aproximadamente 1 hora.



Feira de San Telmo
Se estiver em Buenos Aires em um domingo, não pode deixar de visitar a gigante Feira de San Telmo, principalmente se gosta de fazer compras e procura por lembranças da cidade. Feira de San Telmo é a mais famosa da cidade e um lugar perfeito para quem não volta para casa sem uma nova aquisição por onde passa. A feira acontece todos os domingos no bairro de San Telmo, e além da praça principal onde estão várias barraquinhas a feira se estende pela Rua Defensa, que fica lotada de vendedores e visitantes. Ir ao domingo à feira de San Telmo é a certeza de encontrar uma enorme variedade de objetos antigos para decoração e uso pessoal, além de muitas lembranças para presentear amigos e familiares. Há verdadeiras pechinchas nessa área de Buenos Aires, basta pesquisar e negociar com os vendedores. 

Endereço: Humberto Primo 400, San Telmo, Buenos Aires
Aos Domingos das 10h às 17hs. 



Galerias Pacífico
Galerias Pacífico é um shopping muitooooo bonito e bem decorado que recomendo a visita não apenas a quem deseja fazer compras como a quem procura apenas um lugar para bater perna e quer ver coisas bonitas. O charme da arquitetura das Galerias é ímpar, cheio de murais, colunas e um teto lindíssimo. A arquitetura do shopping é tão imponente que o edifício é considerado monumento histórico nacional.
Nesse shopping há várias lojas de marcas nacionais e internacionais. Os preços são um pouco salgados, mas vale a pena conferir se as lojas estão com alguma promoção.

Endereço: Florida 737, Microcentro, Buenos Aires - CEP: C1005AAO
http://www.galeriaspacifico.com.ar
De 2ªf à sábado das 10h às 21hs e Domindo das 12h às 21hs.


Calle Florida
Uma das ruas mais movimentadas e cheia de lojas, restaurantes e lanchonetes. A Calle Florida, localizada no centro de Buenos Aires, é uma rua onde só circulam pedestres e é conhecida como a rua comercial mais importante da cidade, sendo possível encontrar de tudo por lá! É nela também, entre o cruzamento com a Avenida Córdoba que fica a famosa Galeria Pacífico, um shopping lindo que vale a pena incluir na sua programação (nem que for só para admirar as caras lojas).


Puerto Madero
Um dos bairros mais charmosos e bonitos de Buenos Aires. Um lugar ótimo para fazer boas fotos, caminhar, namorar e ficar sentado nos banquinhos e observar a paisagem, além de abrigar ótimos restaurantes para desfrutarmos de uma ótima carne (Como o “Siga La Vaca” ou “Spettus” – este último com ótimos preços). A seguir seguem alguns pontos turísticos que você encontrará em Puerto Madero:

  • ·        Puente de La Mujer
A Puente de La Mujern é uma ponte para pedestres e a sua forma representa um casal dançando tango. Localizada na Gorriti Juana Manuela 900, a ponte foi criada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e é dos exemplos da bela arquitetura da região, sendo bastante procurada por turistas para tirar fotos ou até mesmo um simples passeio pela região. O que a torna ainda mais interessante é o fato dela ser giratória, abrindo-se sempre quando um navio de maior porte se aproxima do porto.

  • ·         Fragata Sarmiento
Logo ao lado da Puente de La Mujer está localizado o navio Fragata Presidente Sarmiento, um barco construído em 1897 que realizou 37 importantes viagens pelo mundo. Em 1963 foi declarado Monumento Histórico Nacional e desde então funciona como um museu onde é possível percorrer toda a embarcação, preservada e original, conhecendo a sala de máquinas, os canhões, além de uma exposição de recordações da antiga tripulação.



  • ·         Reserva Ecológica
Localizada na Av. Achaval Rodriguez 1550, na costa do Rio de La Plata, a reserva ecológica é o maior espaço verde de Buenos Aires, e um ótimo local para caminhar e andar de bicicleta com o incrível visual conjunto que os rios, lagos e a pradaria formam.  Ao longo de sua grande extensão vegetal, o local também é a casa de várias espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis. A Reserva é também o local onde se pode aprender, com o auxílio de guias, sobre a vida ecológica e a natureza ali presente, e como preservar e conservar o meio ambiente. Em 1986 a área foi declarada Parque Natural e Zona de Reserva.


  • ·         Outros atrativos de Puerto Madero
Além dos atrativos descritos acima, da gastronomia, o bairro de Puerto Madero ainda oferece uma das melhores casas de tango da cidade a Madero Tango, e o Cassino Puerto Madero e outros diversos museus, praças, monumentos e passeios. Além disso é lá que ocorre a festa de fim de ano da cidade reunindo portenhos e turistas do mundo inteiro. Puerto Madero é, sem dúvidas, um passeio obrigatório em Buenos Aires e simplesmente sensacional!

A Flor metálica
Floralis Genérica é uma escultura metálica situada na Plaza de Las Naciones Unidas, na Av. Pres. Figueroa Alcorta 2263, no Bairro Recoleta. Inaugurada em 2002, a flor se encontra cercada de um espelho de água e muito verde. Suas seis pétalas incialmente se abriam e fechavam de acordo com o horário e a luz do dia. 


Cemitério Recoleta
Bom.. eu nunca fui nesse lugar, porque sinceramente, não acho nada interessante visitar cemitério, mas o Cemitério da Recoleta, localizado na Rua Junín, 1760 no bairro homônimo, é o mais famoso e mais visitado da cidade.

Ele é bem conhecido e procurado pelos turistas por seus numerosos e imponentes mausoléus, abriga diversas figuras importantes do país, entre presidentes, políticos, escritores e até Eva Perón, um dos mais procurados. O cemitério está aberto para visitas de Segunda à Domingo, de 07h às 17h45.


Plaza General San Martín
Declarada como Lugar Histórico Nacional, é uma grande área verde no bairro Retiro e palco de muitas histórias da cidade. Localizada no cruzamento entre Av. Leandro Alem e Maipú, a praça é cercada de elegantes edifícios, e entre as características árvores, a praça também é espaço para vários monumentos e esculturas famosas da cidade.


Jardim Japonês
O Jardim Japonês de Buenos Aires foi construído no Parque Três de Fevereiro, situado no bairro de Palermo, em Buenos Aires, no ano de 1967, na ocasião da visita à Argentina do então príncipe-herdeiro do Japão, o atual imperador Akihito. Aberto todos os dias das 10h às 18hs.

Endereço: Av. Casares 3450, C1425 CABA, Argentina


Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires – Malba
O Museo de Arte Latino-americano (Malba), localizado no bairro de Palermo é um dos mais interessantes da Cidade. Nele está a coleção de arte da Fundação Costantini, com aproximadamente 400 obras de grandes artistas latino-americano do século XX, entre pinturas, esculturas, gravados, fotografias e objetos. Sua construção moderna, revestida de caliça com amplas superfícies de vidro e aço, foi obra do estúdio de arquitetura Atelman-Fourcade-Tapia, vencedores de um concurso internacional cujo jurado esteve composto por arquitetos de renome como Norman Foster, César Pelli e Mario Botta.

Na Coleção Costantini destacam-se as obras de Frida Kahlo, Roberto Matta, Diego Rivera, Joaquín Torres-García, Antonio Berni, Jorge de la Vega, Tarsila do Amaral, Pedro Figari, Lygia Clark e Guillermo Kuitca, entre outros. Também acontecem regularmente exposições temporárias de artistas de todo o mundo. No museu há uma sala de cinema, um café, uma loja de presentes e uma livraria.

Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 3415, C1425CLA CABA, Argentina. Aberto todos os dias das 12h às 20hs.


Museu Nacional de Belas Artes
Localizado na Recoleta, o museu tem um dos maiores acervos artísticos da Argentina. Com certeza, esse é um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais procurados e que valem a pena visitar. Lá você vai encontrar milhares de obras do mundo todo que vão desde a antiguidade até o século 21. Ao todo são 40 salas de exposição e as obras ficam dispostas de acordo com o período histórico em que foram produzidas. Entre os artistas mais famosos expostos no MNBA estão Rodin, El Greco, Manet, Van Gogh, Sebastião Salgado, Goya, Picasso, Kandinsky e Pollock, por exemplo. O museu conta com visitas guiadas e a entrada nele é gratuita. O local funciona de terça a sexta das 11:00 às 20:00, e de fim de semana ele abre uma hora mais cedo.

Endereço: Av. del Libertador 1473, Buenos Aires, Argentina.


El Rosedal
O Rosedal é um parque de Palermo com uma ótima área ao ar livre, lago para brincar no pedalinho, áreas gramadas e uma enorme quantidade de roseiras que ficam todas floridas durante alguns meses do ano. O parque é muito bem cuidado, ideal para uma tarde preguiçosa ao ar livre, para namorar ou para passar um tempo em família. É uma ótima pedida para quem procura algo tranquilo e quer curtir um pouco dos parques de Buenos Aires - o lugar é muito gostoso e vale a visita.  Entrada gratuita. 

Endereço: Parque Tres de Febrero (Bosques de Palermo), Palermo


Zoológico de Buenos Aires
O Jardim Zoológico de Buenos Aires, localizado em Palermo, é um lugar muito bacana para quem viaja com crianças. Nele estão elefantes, macacos, aves, camelos, veados etc. Na entrada do zoológico é possível comprar comida animal e lá dentro alimentar diversas espécies e observar inúmeros bichos que não vemos no dia a dia. Uma coisa bem interessante desse zoológico é que alguns animais estão livres pelo espaço do zoo e assim as pessoas podem vê-los bem de pertinho. 

Endereço: Av. Sarmiento 2827, Palermo, Buenos Aires - CEP: 1425
http://www.zoobuenosaires.com.ar
Aberto de 3ªf a Domingo das 10h às 18hs.


Livraria El Ateno Gran Splendid

Não é qualquer uma livraria, tem que ser a El Ateneo Gran Splendid, que está no bairro da Recoleta. É ela que está dentro de um antigo teatro onde, além de se perder entre as prateleiras de livros, você poderá contemplar sua arquitetura fascinante.

Endereço: Av. Santa Fe 1860, 1123 CABA, Argentina
Horário: De 2ªf à sábado das 9h às 22hs e Domingos das 12h às 22hs.


Shows de Tango
Ir a Buenos Aires e não assistir a um show de Tango, não é ir a Buenos Aires (risos). A cidade proporciona diversos locais com show de Tango, os mais famosos são: Señor Tango, Madero Tango, Tango Porteño, Tango Esquina Carlos Gardel, Tango La Ventana, Piazzolla Tango, entre outros.
Geralmente esses shows de tango tem a mesma estrutura. O que a maior parte das agências de turismo oferecem é a experiência completa do show, com tango + jantar + transfer (eles buscam e retornam contigo no hotel –  servem um jantar com entrada, prato principal e sobremesa e o tipo de vinho, se é open bar ou não, vai depender da casa de tango que escolher e o tipo de assento).


Outros passeios em Buenos Aires
Existem alguns passeios que são oferecidos por agências de viagens, e cabe comentar um pouco cada uma delas, pois são bem interessantes. Seguem:
·        
  •  Passeio Viagem de barco pelo Delta Tigre
Ver o Delta do Tigre significa apreciar a mais pura beleza da natureza num lugar extraordinário. Partindo de Buenos Aires, você seguirá rumo a este paraíso natural navegando ao longo do Delta do Tigre e suas ilhas.  A vida dos "isleños" (moradores das ilhas do Delta) é muito especial. Você conhecerá sobre seus costumes, cultura e modo de vida. Conferirá as construções elegantes localizadas nos bairros residenciais dos subúrbios ao norte e visitará San Isidro para conhecer a história da área e seus moradores. No caminho de volta a Buenos Aires, passará pela Residência Presidencial de Quinta de Olivos, e desembarcara em Puerto Madero.


  • ·       Zoológico de Temaiken
Passeio de 1 dia ao lado dos animais nesta excursão de 8 horas pelo Zoológico Temaikèn, saindo de Buenos Aires. Este parque espetacular está localizado em Escobar, a apenas 50km da cidade. O zoológico oferece um aquário, centros interativos, a Patagônia Interativa, um cinema 360° e um parque de sensações. Confira animais de todas as partes do mundo e saiba mais sobre os seus habitats e ecossistemas. Caso esteja viajando com crianças, este será um dia perfeito para aproveitar ao lado delas.


  • ·         Passeio de 1 dia em Colônia del Sacramento
Faça uma viagem de um dia para desfrutar da arquitetura espetacular e do charme rústico da Colonia, no Uruguai, favorita entre os habitantes de Buenos Aires. A Colonia del Sacramento é um universo a parte de toda a pressa e agito de Buenos Aires. Você consegue fazer esse passeio, sem uma agência, basta ir ao Porto (em Puerto Madero) por onde saem os ferrys boat (eu viajei com a Seacat, onde tem ótimos ferrys e preço bom... ahh e detalhe, reservem uns dólares porque dentro da embarcação, tem duty free com ótimos preços), e comprar seu ticket de ida e volta. A travessia de Buenos Aires a Colonia Del Sacramento tem duração de 1 hora, e a cidade é bem pequena, sendo possível fazer todo o passeio caminhando. Observação: como você partirá para uma cidade em outro país, é necessário apresentar o mesmo documento que apresentou na entrada em Buenos Aires (Argentina), ou seja, ou o passaporte ou o RG.